Por Paulo Ferreira - editor do Autos & Dicas
Em recente postagem aqui no Autos & Dicas, tivemos a participação do advogado Sebastião Severino Rosa, especialista em direito do consumidor e, entre vários alertas (leia mais: Evite transtornos! Confira 12 dicas antes de comprar carro usado), ele mencionou a importância de o comprador ou vendedor pedir um laudo cautelar do veículo usado.
O que significa laudo cautelar veicular?
O laudo cautelar é um relato detalhado sobre o veículo e, é bom ficar claro, não é obrigatório. Isso não desmerece, entretanto, sua importância para quem gosta das coisas bem "redondinhas" em transações comerciais automotivas. Ele vai contribuir para a reduzir quase a zero qualquer dor de cabeça, junto com as demais dicas da postagem anterior sobre o tema.
Quem pode produzir um laudo cautelar?
É realizado por Empresas Credenciadas de Vistorias (ECV). Essas empresas são representadas pelo Conselho Nacional de Vistorias Veiculares (CNVV), sediado em Brasília, cuja atividade é regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Como é feito esse tipo de vistoria?
Para a produção deste tipo de laudo, o vistoriador analisa fundamentalmente a estrutura do carro, incluindo longarinas, coluna, painel e teto, sem esquecer a numeração do chassi, câmbio, motor, vidros, o forro do teto e borrachas das portas. Um dos objetivos é identificar troca de peças originais.
A checagem inclui pesquisa junto ao detran do estado em que o veículo se encontra cadastrado para saber se o auto analisado foi comprado em leilão, batido, furtado ou roubado.
Quanto custa o laudo cautelar veicular?
Em Uberaba, foram encontrados preços entre R$ 109 e R$ 200. Mas há credenciados que usam o preço indicado na tabela Fipe para chegar ao valor cobrado na produção do laudo. Carros de passeio têm o laudo produzido por valor mais barato que caminhões, cujo custo pode dobrar.
Quanto tempo dura a avaliação?
O tempo médio de avaliação é de uma a duas horas, dependendo da movimentação no local escolhido e se há fila. O importante é que o laudo evita muitos problemas tanto para quem vende e quanto para quem compra o veículo.
O período de pandemia de Covid-19 fez aumentar a espera por modelos novos direto da fábrica. Por isso muita gente opta pelo seminovo, em casos de extrema necessidade. A situação fez crescer o número de golpes nas vendas sem avaliação prévia, ou sem a checagem devida de procedência do veículo e proprietário. O laudo cautelar veicular ajuda a amenizar esses transtornos.
Com informações de Empresas Credenciadas de Vistorias.
Postar um comentário