Foto: Banco de Imagens / Criação do blog.
Por Paulo Ferreira - editor do Autos&Dicas
O amante de carros ou motos normalmente gosta de colocar o
seu (ou sua) possante na estrada e também fora dela, fazendo trilhas. É realmente uma delícia, para quem gosta. Mas muitos
ainda não pararam para observar, sobretudo em trajetos mais longos, que
diabos são aqueles números de rodovias federais, todas elas identificadas pela sigla BR seguida por três algarismos. É 050, 060, 040, 020. Por que
163, ou 153, 116 ou 101? Ah... e tem aquelas 4 mais alguns números, ou 230 (a
Transamazônica) e tem as 3 e outros números lá.
Segue lendo aí que o Autos&Dicas vai esclarecer tudo sobre
esta nomenclatura e nunca mais você vai sair pela estrada sem saber bem mais sobre as rodovias federais. Afinal, nada mais interessante
que "pegar a estrada", como se diz por aí, com noção completa de onde se roda, não é mesmo?
Foto: Banco de Imagens do Blog.
Depois da sigla BR, o primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as
definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação, o PNV. Os dois outros algarismos definem a posição, a partir de uma orientação geográfica geral, tendo por base a Capital Federal e os limites dentro do País, estes, por sua vez, baseados nos quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste (lembra das aulas de geografia, na escola...?).
Nomes das BRs seguem lógica e você vai entender melhor agora
Está tudo
explicadinho lá no página do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério
da Infraestrutura (antigo Ministério dos Transportes). Mas esmiuçamos e trazemos pra você, leitor do Autos&Dicas.
O começo da conversa está em Brasília, onde nascem as chamadas Rodovias Radiais, aquelas com zero mais alguns números depois da sigla BR. A partir dessas informações preliminares, algumas ilustrações e legendas, a seguir, vão completar as informações e dicas super úteis do blog para os motoristas que gostam de rodar bem informados.
1. Rodovias Radiais, BR-0XX
Estas rodovias partem da Capital Federal em direção aos extremos do país. A numeração dos algarismos restantes, segundo o PNV, pode variar de 05 a 95, segundo a razão numérica 05 e no sentido horário. Confira no mapa abaixo.
Clique nas imagens para ampliar.
Mapa: Reprodução/DNIT
Veja a lista de radiais:
Tabela: Reprodução / DNIT
2. Rodovias Longitudinais (BR-1XX) - De Norte a Sul
Estas cortam o País na direção Norte-Sul. Nos algarismos restantes: numeração variando de 00, no extremo leste do País, a 50, na Capital; e de 50 a 99, no extremo oeste. O número de uma rodovia longitudinal é obtido por interpolação entre 00 e 50, se a rodovia estiver a leste de Brasília, e entre 50 e 99, se estiver a oeste, em função da distância da rodovia ao meridiano da Capital Federal.
Mapa: Reprodução/DNIT
A relação de rodovias longitudinais (mais numerosas) está na página do DNIT.
3. Rodovias Transversais (BR-2XX) - De Leste a Oeste
Estas cortam o País na direção Leste-Oeste. Nos algarismos restantes: a numeração varia de 00, no extremo norte do país, a 50, na Capital Federal, e de 50 a 99 no extremo sul. O número de uma rodovia transversal é obtido por interpolação, entre 00 e 50, se a rodovia estiver ao norte da Capital, e entre 50 e 99, se estiver ao sul, em função da distância da rodovia ao paralelo de Brasília. Umas das famosas é a BR-230, a Transamazônica.
Mapa: Reprodução/DNIT
4. Rodovias Diagonais (BR-3XX) - Noroeste-Sudeste ou Nordeste-sudoeste
Estas rodovias apresentam duas formas de orientação: Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste. Para os algarismos restantes, a numeração dessas rodovias obedece a um critério especifico.
A. Diagonais orientadas na direção geral Noroeste-Sudeste: A numeração varia, segundo números pares, de 00 (extremo Nordeste do país, a 50, em Brasília, e de 50 a 98, no extremo Sudoeste. Obtém-se o número da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Noroeste-Sudeste, passando pela Capital Federal.
B. Diagonais orientadas na direção geral NE-SO: A numeração varia, segundo números ímpares, de 01, no extremo Noroeste do país, a 51, em Brasília, e de 51 a 99, no extremo Sudeste. Obtém-se o número aproximado da rodovia mediante interpolação entre os limites consignados, em função da distância da rodovia a uma linha com a direção Nordeste-Sudoeste, passando pela Capital Federal.
Confira exemplos no mapa:
Mapa: Reprodução/DNIT
A relação das diagonais está na página do DNIT
5. Rodovias de Ligação (BR-4XX)
Estas rodovias apresentam-se em qualquer direção, geralmente ligando rodovias federais, ou pelo menos uma rodovia federal a cidades ou pontos importantes ou ainda a fronteiras internacionais.
(Não conseguimos a ilustração dessas no mapa, no site do DNIT, como as demais)
A relação das rodovias de ligação estão na página do DNIT.
Foto: Banco de Imagens do Blog
Outras dicas sobre a quilometragem das rodovias
A quilometragem das rodovias não é cumulativa de um estado para outro. Por isso, toda vez que uma rodovia inicia trajeto dentro de um outro estado, sua quilometragem é "zerada", digamos, e começa novamente a ser contada do zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da seguinte forma:
Rodovias Radiais – sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.
Rodovias Longitudinais – sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que têm o sentido de quilometragem do sul para o norte.
Rodovias Transversais – sentido de quilometragem vai do leste para o oeste.
Rodovias Diagonais – a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.
Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.
Fonte: DNIT / Ministério da Infraestrutura
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